terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Hora de dar Tchau

Ola a todos(as),

Depois de um tempo sem postar as novidades, volto aqui para informar que já mudamos e estamos morando a mais de 1 mês na nova casa. Satisfação total e graças a Deus terminamos. Foram 7 meses de luta, na qual nos desdobramos dia após dia para vencer os 'probleminhas' que uma obra nos proporciona.

Atualmente estamos fazendo o canil, e devagar, estamos colocando grama em todo o quintal.
 Falando nisso, lembram de minhas duas garotas ?
Aí vai um antes (1Mês de vida) e um depois (5meses de vida):



Gostaria muito que elas ficassem assim:




Vamos aguardar, elas são muito 'meninas' ainda. Quando me disseram que elas iriam sujar a parede da casa eu não dei muita importância, mas hoje eu entendo. Elas ACABARAM com a pintura em volta da casa, mas não tem problema..rs Basta limpar com o Vaporeto que sai, o problema é ficar fazendo isso semanalmente.

Como não colocamos gramas, o hobby preferido delas é rolar na terra depois banho, e se estiver chovendo, melhor ainda! Até aí, tranquilo, o problema é que depois de sujas, elas 'adoram' tirar o excesso de terra(e barro) no grafiato (áspero) das paredes.  Bom, se queremos ter cães, temos que estar sujeitos a isso e ter muita paciência.

Em relação a obra, a única pendência é aguardar que a Receite Federal libere a CND(Certidão Negativa de Débito) para que eu possa averbar a construção junto a escritura. O Fiscal que nos atendeu, disse que demora em média 10 dias para liberar a CND depois que for pago a guia do INSS.



(((((((((((((( Relato final da Obra ))))))))))))))

Posso dizer que a maioria das coisas na obra correu bem, já outras não tanto quanto gostaríamos, mas no final deu tudo certo. Hoje, dentro da sala, sentado no meu sofá, me pego sozinho observando cada cantinho do cômodo e facilmente consigo visualizar cada step da obra sendo executado. Parede sendo levantada, cada m2 sendo rebocado, cada caixinha de luz sendo chumbada e depois tudo prontinho com os móveis. Realmente dá uma sensação de dever cumprido e liberdade que é difícil de explicar. Não sei se todos conseguem atingir esse nível de prazer, pois não sei se seria a mesma coisa se nós tivéssemos dinheiro de sobra, para que pudéssemos simplesmente escolher a casa, pagar e mudar, eliminando assim, todo o aborrecimento e stress que tivemos no decorrer da obra. Não desmerecendo quem tenha condições de comprar uma casa À vista, mas acho que quando você constrói do jeitinho que sempre imaginou, o gosto é diferente.

No último mês de obra, mesmo com tudo andando a todo vapor, problemas foram aparecendo, e o pior, foram-se acumulando, até que chegamos a um ponto de jogar tudo pra cima e parar com tudo. O atendimento da CAIXA deixa muito a desejar(para não dizer coisas mais pesadas), alguns profissionais contratados deixaram a desejar também, mas tudo isso faz parte.

O termino da construção, eu consigo associar a sensação de vencer aquela final de campeonato no último minuto da prorrogação. Trata-se de uma vitória conquistada pelo seu esforço e dedicação!! Em dado momento vc fecha o olhos e começa a lembrar de coisas que desgastaram você e começa a lembrar daquele material que roubaram no primeiro final de semana da obra, daquele profissional que sumiu depois do primeiro pagamento, daquela comida de bola que o arquiteto e o empreiteiro deram em alguns aspectos da obra, do cartão que estourou, e por um minuto, quando você abre os olhos novamente toda essa correria insana ACABOU. Você venceu a guerra, conquistou o sonho da sua vida!

Mas vale lembrar que terminamos a obra mas ainda muita coisa continuará sendo feita gradativamente no decorrer do tempo. Piscina, pergolados, Varanda, Cobertura para o Carro, jardinagem e paisagismo...etc São coisas que irão tomar boa parte de nosso tempo durante alguns anos, mas "vamos que vamos"

A partir de hoje, darei por encerrado as atualizações deste blog, pois o mesmo foi criado com o intuito de compartilhar informações pertinentes ao produto denominado "Financiamento de Construção em Terreno Próprio" da Caixa Econômica Federal, e acredito que existem muitas perguntas e respostas que poderão ajudar a dar um 'Norte' para aqueles que buscam informações sobre esta linha de financiamento.

FICA A DICA: Pra quem pensa que financiar pela CAIXA pode parecer tranquilo, esqueça!! Quando você chegar numa agência e solicitar informações sobre este produto, uma piscina de má vontade cairá sobre você. Com certeza você será mal atendido, desrespeitado e magoado e totalmente coagido a não fazer este financiamento devido a alguma irregularidade. Lembre-se, se você tem o terreno e tem renda para o financiamento NADA PODERÁ ATRAPALHAR. Nunca, nunca hesite em abrir um chamado na ouvidoria para reclamar sobre um mal atendimento ou explicação falha que você tenha recebido. Se for o caso, acesso abra uma reclamação no Banco Central (site www.bcb.gov.br) pois só assim poderemos mudar esse péssimo atendimento que nos dão.

Se existir, 'MESMO QUE  MÍNIMA' possibilidade de você conseguir construir SEM O AUXILIO BANCÁRIO, faça isso! 

Vou postar futuramente (postagem única) os principais problema que tive no decorrer da obra, que não foram poucos, mas a persistência fez com que tudo desse certo.

Um grande abraço a todos (as) e que Deus ilumine seus caminhos!


Geraldo.

37 comentários:

  1. Oi Geraldo, puxa fico muito feliz por vc!! É engraçado esse sentimento, nem te conheço, mas dá uma alegria danada em saber que vc já mudou, que tá feliz na casa, com esse sentimento de dever cumprido. Estive te acompanhando desde o início, e deu pra ir "curtindo" com vc essa construção.Parabéns, vc merece!!!
    http://minhamaisnovacasa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Sônia, pois é estamos muito felizes Graças a Deus acabou... agora é só curtir...rs

      Fique com Deus e boa sorte.

      Excluir
  2. Parabéns Geraldo
    Que vc e sua família sejam muito felizes e desfrutem de toda alegria de estar em sua nova casa.
    Imagino sua satisfação e se Deus quiser, no final do próximo ano, tb passarei por isso.
    Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Edna, muito obrigado. Sucesso na sua futura obra tb!

      Abraço!

      Excluir
  3. Parabens! Que Deus ilumine sua vida e que vc e sua familia possam curtir a nova casa com muita saude, paz e alegria! Ah, é claro, com essas duas lindas e rebeldes "meninas". Tenha paciência, porque cachorro na vida da gente é tudo de bom!

    ResponderExcluir
  4. Oi Geraldo!
    As suas meninas estão lindas e crescem rápido, logo vão estar do jeito que vc queria :)
    Cachorro dá trabalho mesmo, não tem jeito, mas eles tb dão muita alegria, não sei o que seria de mim sem o meu!
    Bom, sobre o término da casa e essa sensação maravilhosa que vc está sentindo, quero te parabenizar e dizer que torço para que vc e sua familia sejam muito felizes na casa nova, certamente o sentimento de dever cumprido tem muito a ver com todo o sacrificio que é.. sem desmerecer quem tem muito dinheiro, mas com sacríficio o gosto das coisas é diferente sim.
    Fico triste que vc vá abandonar o blog, podia continuar contando a saga da continuação do projeto, mas de toda forma, o seu blog é de longe o mais informativo que eu já encontrei sobre o financiamento da Caixa e se vc aconselha a quem pode construir sem o financiamento, eu fico bem mais tranquila.
    Obrigada por compartilhar tanta informação por aqui!

    http://minhacasaemvinhedo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Ana no final tudo vale a pena mesmo. Sucesso na sua obra viu! Fique com Deus!

      Excluir
  5. Geraldo, fiquei emocionada viu! Sinto tudo que voce descreveu, é mesmo uma sensação muito boa olhar cada canto da casa e ve que a gente pensou em tudo, perdeu tempo, no bom sentido é claro, pesquisando conversando pra saber de qual maneira seria melhor.
    Nós tb terminamos a nossa casa e janeiro já vamos terminar o que falta. Lembra que quando começamos vc ja tava bem adiantado? rs, como minha casa é menor, terminamos juntos!

    E quanto a Caixa é tudo verdade o que vc disse, muita ma vontade, falta de comprometimento, atraso, dor de cabeça. Quem quiser mesmo construir assim tem que ter um dinheiro pra circular, pq comprar a prazo aumenta muito o custo da obra.

    Parabens pela casa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Leticia, parece que foi ontem...rs As dores de cabeças foram fortes por causa da Caixa, mas se não for assim ficava difícil neh!? Mas agora já foi, graças a Deus!

      Boa sorte no termino de sua obra e que seja muito feliz!

      Feliz Natal a você!

      Abraço!

      Excluir
  6. Oi Geraldo, eu de novo rsrs. Vc já sabe qual será o valor para averbar a casa no terreno? E o habite-se vc teve que pagar tb? Bom, ainda estou longe dessa fase,mas esses são valores que me preocupam tb,já que é tanta coisa que a gente paga,sem nem falar no inss, que é uma "paulada". Abraços
    http://minhamaisnovacasa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Sônia, ainda não sei, porque a CND não foi liberada, mas até o meio de Dezembrp/2013 vou saber aí ti falo!

      Abraço

      Excluir
  7. Gerando primeiro parabéns pela "conclusão" da obra!!

    Com certeza seu blog é mais informativo até do que a própria caixa e pra quem quer construir (como eu quero futuramente) é um norte muito grande!

    Pena que não vai continuar com o blog...depois mostra a casinha pra gente!

    Mais uma vez parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Juci, muito obrigado! ; )

      Assim que possível posto uma fotos aqui pra concluir.

      Abraço e boa sorte pra vc tb!

      Excluir
  8. Parabéns Geraldo.
    Segui seu blog desde o inicio e fico feliz por você.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo sucesso da sua obra! li todo o blog e me ajudou muito. Venho pesquisando muito sobre esse tipo de financiamento. Logo quitarei meu terreno. aí é pensar eu ir nesta batalha que é com o SBPE Caixa. Vou fixar residencia em Santarém ( Pa) tem apenas 03 agencias da Caixa, mas tenho amigos aqui que já construíram neste seguimento. Tenho uma dúvida: Tenho um financiamento no SFH 9 caixa) em Fortaleza CE será que vai atrapalhar a minha aprovação no crédito. Temos renda e o terreno próprio ( em breve). Sucesso e parabéns!

    Germano Girão - Santarém Pa.

    ResponderExcluir
  10. Ola Germano se vc já possui um financiamento, provavelmente vc não poderá utilizar FGTS. Fora isso, vc precisa atender a premissa de que o valor da parcela do financiamento não ultrapasse o percentual de 30% de sua renda. Se este outro financiamento tomar um percentual muito grande de sua renda, a Caixa pode gerar empecilhos para a provar um novo crédito.

    Boa sorte pra vc !

    Geraldo

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Emocionante sua postagem. Lembro me da primeira vez que conversamos sobre a construção e agora tudo se concretiza. Fico feliz por sua conquista e assim desejo toda felicidade do mundo para você e sua família. Deus abençoe sua casa. Bom natal, feliz 2014.... 2015... 2016... Abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehe Verdade Léo, em tão pouco tempo o sonho foi realizado, graças a Deus!

      U}m grande abraço!

      Excluir
  13. Parabéns, bravo Geraldo!!! Obrigado por ter compartilhado essa sua experiência que de certo é a melhor referência sobre o assunto que já vi.
    Que Deus abençoe sua trajetória futura!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Lorival, sucesso pra vc tb!

      Até mais !

      Excluir
  14. Geraldo Parabénsssssss!!

    Amei o seu blog e estou montando uma apostila com ele hhahahaha....Calma, não vou comercializar (bem que poderia, pela qualidade e quantidade das informações postadas) é só para o meu noivo, que nunca tem tempo de acessar a internet, rs, ficar tão bem informada o quanto eu estou.
    Achei maravilhoso a iniciativa de ensinar tudo o que aprendeu, com certeza isso irá nos poupar muito tempo, dinheiro e dores de cabeça, e isso, vamos combinar, não tem preço que pague.
    Fico aqui imaginando, eu, em 3 dias li o seu blog de cabo a rabo, incluindo muitos comentários e respostas que me serão muito úteis, e você passou um ano postando informações, trabalho com comprometimento e dedicação e que além de tudo, nem remunerado é.
    E agora que li todo o blog, pude sentir sua emoção e entendo porque pessoas que levantaram a própria casa pega tanto amor ao imóvel e dificílmente vendem ele no futuro.
    Meus parabens por tudo isso, que Deus abençoe esse seu lar maravilhoso!!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Carla, obrigado pelo elogio.

      Pois é foi um ano de postagem..rs, mas de vez em quando alguém clica nos meus anúncios e isso me gera alguns centavos ..rs

      Construir a nossa casa, realmente é muito difícil, estamos numa era que tudo é muito caro, e o nosso salário geralmente não acompanha o aumento de preço das coisas, mas fazer o que. Tendo foco e sendo persistente as coisas andam.

      Tudo de bom pra vc em seu empreitada também.

      Abraço!
      Geraldo.

      Excluir
    2. Carlinha, espero que a bondade do Geraldo (esse é sangue baum) tenha lhe contaminado, então, abusando disso vc poderia enviar uma cópia de sua apostila? Isso, com o aval do Geraldo, é claro.
      plinio.mrco@hotmail.com.
      Não NET em casa e estou usando od trabalho... desculpe.

      Excluir
  15. Cara! Parabéns!! Acompanho seu blog desde do início e posso dizer que além dessa conquista, que é para poucos, você ajudou muita gente com este blog!

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  16. Olá Geraldo!
    Nós até que tentamos acreditar que a Caixa não dará problemas, porém, dá viu...
    Fiz toda a papelada necessária para dar entrada no pedido de financiamento (tudo! até projeto, planilha, ou seja, tudo!). Eu ia fazer com uma facilitadora, porém ela queria cobrar R$1.000,00 pelo serviço. Busquei informações e vi que isso é errado. A facilitadora não pode cobrar nenhum valor, pois a própria Caixa é que paga a ela pelo serviço. Achei desaforo, e então resolvi dar entrada direto no banco. Fui ao banco e dei entrada por lá. Alguns dias depois o gerente me falou que o crédito estava aprovado e me aconselhou a procurar a facilitadora, pois pelo banco iria demorar muito tempo, pois havia muitos processos e uma pessoa apenas para fazer esse serviço. Comentei com ele que já havia ido conversar com a facilitadora, mas que essa estava cobrando aquele valor a mais. Ele esclareceu que isso realmente estava errado, mas que era pra eu voltar nela e conversar. Foi o que eu fiz, saí do banco e fui ao escritório da mulher. Cheguei lá e falei que o gerente da Caixa me orientou a procurá-la para dar continuidade ao processo que já estava com o crédito aprovado. Aí que veio a GRANDE decepção!!! Ela me falou que não poderia dar continuidade, pois o crédito estando liberado pela Caixa, eu teria que continuar pela Caixa!!! Fala a verdade né, fiquei com muita raiva do gerente que não me orientou desde o começo sobre isso, fiquei com muita raiva dela de ser desonesta desde o começo, pq se não fosse pelo valor cobrado eu já teria feito com ela!!!
    Agora estou amarrada à Caixa e sabe-se lá quando sairá o financiamento.
    Resolvi colocar isso aqui para que as outras pessoas que estão a procura do financiamento se atentem à essa situação, para que não cometam o mesmo erro que eu.

    No mais, parabéns pela sua obra concluída! Um dia chegarei lá tb!!! rs...Abraços! Dani Yumi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Dani, é complicado falar qualquer coisa sobre isso pois eu poderia ser processado. Mas a verdade é uma só. O trabalho do correspondente é apenas facilitar a vida do gerente da agencia no processo. O correspondente deve orientar o cliente quanto a todos os passos que ele deverá fazer para poder aprovar o financiamento, ou seja, ele é um 'braço' da agencia que visa ajudar. Ele tem o poder de elaborar propostas de solicitação de Cartões de Credito, Solicitar CDC/Leasing para Veículos, e dentre outras funções, o tão sonhado Financiamento Imobiliário.

      Na agencia, o gerente de contas não recebe nada pelo seu financiamento, já o correspondente é remunerado pela Caixa através de um percentual em cima valor do seu contrato, no qual ele está intermediando. Por este motivo, já dá para imaginar o motivo que os gerentes TENTAM a todo custo empurrar um trabalho para o corresponde, não é verdade ?

      Se houver qualquer outra pratica de captação de dinheiro, o melhor é abrir um solicitação no site do Banco Central.

      Para a agencia "é muito cômodo" encaminhar o cliente para um Correspondente para "se livrar" do trabalho de fornecer as informações corretamente. Esse nosso Brasil é muuuuito complicado.

      Mas é o seguinte, o tempo de analise do documento por parte da Caixa é o mesmo para as duas formas de entrega (via correspondente/gerente de contas). Se você já entregou na agencia, basta ficar em cima.
      Se demorarem muito para responder suas perguntas de "Como está o meu processo ?"

      Ouvidoria neles!!!!!!

      Abraço!

      Excluir
    2. É o que farei Geraldo, ficarei em cima!!! rs...Aliás, foi o que fiz desde a entrada dos documentos...Passado o prazo que o gerente falou que seria aprovado o crédito, ligava pro banco todos os dias para saber...Infelizmente tem que ser assim.

      Abraços.

      Excluir
  17. Muito legal a matéria! Somos uma empresa de capital 100% nacional, fabricamos Grades de Piso, Degraus para escada inclinada e Gradis verticais de cercamento nos seguintesmateriais: Aço ao natural, Aço galvanizado a fogo, Aço Inoxidável, Alumínio e Fibra de Vidro. Visite nosso site: www.fibraco.com.br ou nosso blog: www.gradesdepisofibraco.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi Geraldo gostaria de tirar uma duvida, depois que seu financiamento foi liberado, e vc fez a entrevista quantos dias demorou para vc assinar o contrato???obrigada!!!

    ResponderExcluir