segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Averbação da construção concluída!

AVERBAÇÃO DE OBRA

Ola Pessoal,

Hoje depois de 10 dias após ter pago a guia de recolhimento do INSS da obra, a Certidão Negativa de Débito foi liberada no site da Receita e agora já podemo AVERBAR A CONSTRUÇÃO na escritura.

Vou descrever os detalhes deste processo.

No mês de Outubro/2013 agendei um atendimento pela internet no site da receita para levar os documentos para regularizar o INSS da obra. Foi gerada uma guia para que eu fizesse o devido recolhimento, porem, como estávamos sem dinheiro (devido a problemas gerados indevidamente pela Caixa) e o vencimento era para o meio de Dezembro/2013, deixamos para depois.

Efetuamos o pagamento da Guia dia 03/12/2013 e no dia 11/12/2013, a CND foi disponibilizada no site da Receita. Entrei em contato no Cartório de Registro de Imóveis de minha cidade para levantar quais documentos eram necessários para fazer o ÚLTIMO PROCEDIMENTO necessário para concluir a obra.

Documentos necessários para Averbação
- ALVARÁ DE CONSTRUÇÃO expedido pela prefeitura.
- CERTIDÃO NEGATIVA DE DÉBITO gerado pelo site da Receita.

O prazo para execução é de 5 dias.
O custo é baseado na metragem da construção, e em cima de 136m2, o valor foi de R$ 401,00.


Se você tiver o numero da matricula CEI de sua obra, acesso o site RECEITA FEDERAL Se através das opções "Empresa / Certidões e Situação Fiscal / Confirmação de Autenticidade de Certidão Previdenciária" você chegará na tela aonde é possível imprimir a CND na qual será enviada para averbação no cartório.

Link direto para impressão da CND:  http://www3.dataprev.gov.br/cws/contexto/cnd/cnd.html



Abraço!

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Hora de dar Tchau

Ola a todos(as),

Depois de um tempo sem postar as novidades, volto aqui para informar que já mudamos e estamos morando a mais de 1 mês na nova casa. Satisfação total e graças a Deus terminamos. Foram 7 meses de luta, na qual nos desdobramos dia após dia para vencer os 'probleminhas' que uma obra nos proporciona.

Atualmente estamos fazendo o canil, e devagar, estamos colocando grama em todo o quintal.
 Falando nisso, lembram de minhas duas garotas ?
Aí vai um antes (1Mês de vida) e um depois (5meses de vida):



Gostaria muito que elas ficassem assim:




Vamos aguardar, elas são muito 'meninas' ainda. Quando me disseram que elas iriam sujar a parede da casa eu não dei muita importância, mas hoje eu entendo. Elas ACABARAM com a pintura em volta da casa, mas não tem problema..rs Basta limpar com o Vaporeto que sai, o problema é ficar fazendo isso semanalmente.

Como não colocamos gramas, o hobby preferido delas é rolar na terra depois banho, e se estiver chovendo, melhor ainda! Até aí, tranquilo, o problema é que depois de sujas, elas 'adoram' tirar o excesso de terra(e barro) no grafiato (áspero) das paredes.  Bom, se queremos ter cães, temos que estar sujeitos a isso e ter muita paciência.

Em relação a obra, a única pendência é aguardar que a Receite Federal libere a CND(Certidão Negativa de Débito) para que eu possa averbar a construção junto a escritura. O Fiscal que nos atendeu, disse que demora em média 10 dias para liberar a CND depois que for pago a guia do INSS.



(((((((((((((( Relato final da Obra ))))))))))))))

Posso dizer que a maioria das coisas na obra correu bem, já outras não tanto quanto gostaríamos, mas no final deu tudo certo. Hoje, dentro da sala, sentado no meu sofá, me pego sozinho observando cada cantinho do cômodo e facilmente consigo visualizar cada step da obra sendo executado. Parede sendo levantada, cada m2 sendo rebocado, cada caixinha de luz sendo chumbada e depois tudo prontinho com os móveis. Realmente dá uma sensação de dever cumprido e liberdade que é difícil de explicar. Não sei se todos conseguem atingir esse nível de prazer, pois não sei se seria a mesma coisa se nós tivéssemos dinheiro de sobra, para que pudéssemos simplesmente escolher a casa, pagar e mudar, eliminando assim, todo o aborrecimento e stress que tivemos no decorrer da obra. Não desmerecendo quem tenha condições de comprar uma casa À vista, mas acho que quando você constrói do jeitinho que sempre imaginou, o gosto é diferente.

No último mês de obra, mesmo com tudo andando a todo vapor, problemas foram aparecendo, e o pior, foram-se acumulando, até que chegamos a um ponto de jogar tudo pra cima e parar com tudo. O atendimento da CAIXA deixa muito a desejar(para não dizer coisas mais pesadas), alguns profissionais contratados deixaram a desejar também, mas tudo isso faz parte.

O termino da construção, eu consigo associar a sensação de vencer aquela final de campeonato no último minuto da prorrogação. Trata-se de uma vitória conquistada pelo seu esforço e dedicação!! Em dado momento vc fecha o olhos e começa a lembrar de coisas que desgastaram você e começa a lembrar daquele material que roubaram no primeiro final de semana da obra, daquele profissional que sumiu depois do primeiro pagamento, daquela comida de bola que o arquiteto e o empreiteiro deram em alguns aspectos da obra, do cartão que estourou, e por um minuto, quando você abre os olhos novamente toda essa correria insana ACABOU. Você venceu a guerra, conquistou o sonho da sua vida!

Mas vale lembrar que terminamos a obra mas ainda muita coisa continuará sendo feita gradativamente no decorrer do tempo. Piscina, pergolados, Varanda, Cobertura para o Carro, jardinagem e paisagismo...etc São coisas que irão tomar boa parte de nosso tempo durante alguns anos, mas "vamos que vamos"

A partir de hoje, darei por encerrado as atualizações deste blog, pois o mesmo foi criado com o intuito de compartilhar informações pertinentes ao produto denominado "Financiamento de Construção em Terreno Próprio" da Caixa Econômica Federal, e acredito que existem muitas perguntas e respostas que poderão ajudar a dar um 'Norte' para aqueles que buscam informações sobre esta linha de financiamento.

FICA A DICA: Pra quem pensa que financiar pela CAIXA pode parecer tranquilo, esqueça!! Quando você chegar numa agência e solicitar informações sobre este produto, uma piscina de má vontade cairá sobre você. Com certeza você será mal atendido, desrespeitado e magoado e totalmente coagido a não fazer este financiamento devido a alguma irregularidade. Lembre-se, se você tem o terreno e tem renda para o financiamento NADA PODERÁ ATRAPALHAR. Nunca, nunca hesite em abrir um chamado na ouvidoria para reclamar sobre um mal atendimento ou explicação falha que você tenha recebido. Se for o caso, acesso abra uma reclamação no Banco Central (site www.bcb.gov.br) pois só assim poderemos mudar esse péssimo atendimento que nos dão.

Se existir, 'MESMO QUE  MÍNIMA' possibilidade de você conseguir construir SEM O AUXILIO BANCÁRIO, faça isso! 

Vou postar futuramente (postagem única) os principais problema que tive no decorrer da obra, que não foram poucos, mas a persistência fez com que tudo desse certo.

Um grande abraço a todos (as) e que Deus ilumine seus caminhos!


Geraldo.