Hidráulica


01.Materiais
[26/07/2013]
Na Sexta-Feira o encanador responsável pela hidráulica deu inicio aos trabalhos. Ele passou uma lista extensa de materiais para comprarmos. Como teremos aquecedor solar, optei por termos materiais de boa qualidade. A orientação do encanador referente a marca dos tubos, foi Tigre ou Cardinali, então, batemos em cima destas duas marcas. Para água quente, imaginei que fosse necessário tubos de cobre, porem, quase não são utilizados atualmente(custo benefício), se a construção não for de alto padrão, provavelmente não será utilizado. Então, sendo assim, utilizamos um tubo próprio para água quente da Tigre.




















02.Abertura nas paredes
[27/07/2013]
No Sábado o encanador começou a abrir as paredes, no decorrer do dia praticamente todas as paredes ficaram prontas. No Domingo, ele virá passar o encanamento e fazer a limpeza de tudo.  Pois é, todo o processo hidráulico da casa será feito em no máximo 3 dias. O trabalho está sendo realizado por duas pessoas.
Lavanderia





















Cozinha



Banheiro do quarto das crianças





03.Instalando os canos
[28/07/2013]
No domingo, o encanador começou a passar os canos pela parede, o processo foi bem rápido em cerca de 4 horas de trabalho, metade da casa já estava com o encanamento passado.


Cozinha


Banheiro do quarto das crianças


Suite Casal, a direita valvulas da p/ banheira
à esqueda valvulas do Box.


Suite Casal, parede das pias.
















04.Reboco a abertura dos canos
[29/07/2013]
Segunda-Feira, iniciamos a parte de reboco das paredes aonde os canos já estavam instalados. O processo total de instalação da hidráulica foi de 3 dias e meio.

Pia banheiro das crianças




















Cozinha







Apenas para dar uma base de gastos.
Em nossa residencia utilizaremos aquecimento solar e para isso, utilizamos dois tubos(quente/frio) para todas as torneiras(exceto lavanderia). Como já disse, utilizamos tubos e conexões Tigre e Cardinali, por indicação do encanador.

O valor aproximado que gastamos na hidráulica de toda a casa foi por volta de R$ 3.000,00(apenas o material). Pelo que pude perceber, vai sobrar bastante coisa que na qual, estarei devolvendo na loja e pegando um "vale" no mesmo valor para compra de outros itens. Então, com base no que vai ser devolvido, posso dizer que o gasto médio dos materiais foi de mais ou menos R$ 2.500,00.



No decorrer da semana, estaremos concretando o chão dos banheiros e lavabo, já que os tubos já estão devidamente instalados.



Abraço
Geraldo.








Comentários

  1. Oiii!Dá gosto de ver a parte hidráulica sendo terminada,né?Showww!Abçs Dani
    http://minhaminimansao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa nem fale!!...rs

      Graças a Deus está indo rápido.

      Abraço
      Geraldo.

      Excluir
  2. Oi Geraldo!
    Caramba, é uma parte tão importante que pode dar tantos problemas depois e o custo não é alto, que bom saber!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Ana, imaginei que fosse gastar mais mesmo. Se 3Mil de material pra tudo ficou barato se comparado ao telhado(12Mil só de material). Vou levantar com meu empreiteiro quanto ele pagou para o encanador fazer tudo pra saber o preço exato entre material e mão de obra dessa etapa.

      Abraço,
      Geraldo.

      Excluir
  3. Anônimo01 agosto

    Fala Geraldão, esse seu BLOG tá agitadíssimo amigo!
    Olha só, agora o meu deve estar na fila para sair. Dei entrada na CAIXA e acho que até amanhã irão avaliar meu terreno, graças a Deus. Estou numa ansiedade pq ainda não defini se pego uns pedreiros ou uma empreiteira. Bem, vou fazer umas perguntas como de costume:
    - Como está sendo com vc, muito stress a empreiteira?
    - Na visita do engenheiro da CAIXA é necessário apresentar comprovante de INSS ou só no final da obra?
    - Eles pediram uma matrícula CEI. Eu até fiz na net (http://www2.dataprev.gov.br/ceiweb/index.view), mas usarei isso quando?
    - Minha primeira etapa será toda fundação e uns 30% da alvenaria do primeiro piso, será que faço em um mês? Como foi com você? Pergunto isso porque terei que pagar a M.O. mais os materiais e estou com medo de não ter todo o dinheiro.
    Por hoje é isso rsrs...tá ficando show sua casa!
    Abraço, Anderson (PR)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Anderson, agora vai então hein!!
      Seguinte,...

      1) - Optei por um empreiteiro porque ele teoricamente vai fazer a sua vez na Obra. Fica a encargo do empreiteiro deixar a obra seguir sem a interrupção causada por falta de material e etc. Sendo assim, julguei que fiz uma boa escolha. Como eu não tinha experiencia em construção, não poderia ser diferente, porem, o que notei foi que os mesmos 2 pedreiros e 4 ajudantes que trabalharam na obra estiveram lá desde o inicio, então, se eu tivesse feito a contratação deste pedreiros sem o intermédio do empreiteiro, eu estaria economizando um bom dinheiro. Essa é a dica. Se você tiver pessoas de confiança e essas pessoas consigam trabalhar sozinhas(sem a necessidade de serem supervisionados), até vale a pena. Caso essa seja sua primeira obra e vc não tenha disponibilidade de ficar em cima, contrata um empreiteiro eu que é melhor. Não tive muito stress não, se comparado a alguns blogs que eu acompanho. Graças a Deus eu peguei uma época sem chuvas então tudo esta sendo muito rápido.

      2) - Essa matricula CEI, já que você fez, é só você imprimir e levar junto com os outros documento uma semana antes da liberação da primeira parcela.


      3) - Sobre o percentual que você precisa entregar logo na primeira etapa, você deve se certificar com o seu pedreiro pra ver se consegue. No meu caso, em 20 dias eles fizeram as valas, colocaram os ferros nos baldrames e concretaram. Confirme com eles.

      Abraço e sucesso na sua obra!

      Geraldo

      Excluir
  4. Anônimo01 agosto

    Ah, outra coisa, no Cronograma Físico Financeiro da obra, o que significa: "SIMPL.%" e "ACUM.%". O segundo está mais claro, deve ser a porcentagem acumulada que falta da etapa, mas o primeiro não sei o que é. Para você ter uma idéia, na 1ª etapa devo concluir: infra-estrutura, parte da supra-estrutura e parte da alvenaria. Achei pesado, mas agora já foi rsrs...

    Abraço, Anderson PR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "SIMPL" = Percentual a ser executado no mes.
      "ACUM" = Percentual "acumulado" que vc já executou desde de o inicio, contando inclusive a do mes atual.



      Excluir
    2. Anônimo02 agosto

      Valeu Geraldão! Você é o "cara"...
      Já falei, comece a cobrar que irá ganhar dinheiro, só será ruim pra gente hehe

      Abraço, Anderson

      Excluir
    3. haha tranquilo meu amigo!

      Qualquer coisa dá um toque aí!

      Abraço
      Geraldo.

      Excluir
  5. Anônimo02 agosto

    Olá Geraldo,
    Estava a procura de informações sobre financiamento da caixa,e me deparei com este seu blog.
    Parabéns pelo blog e pela casa.
    Suas informações foram muito úteis para mim e garanto que para muitos.
    Estava super perdido em por onde começar, mas seus posts e comentários me deram uma boa direção.
    Muito obrigado mesmo.
    Abraços
    Alves SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Alves,
      Que bom que foi útil, fique a vontade pra perguntar se tiver dúvidas.

      Abraço!

      Geraldo.

      Excluir
    2. Anônimo16 agosto

      Ola Geraldo se você me permite, gostaria que me ajudasse com algo, pretendo construir uma casa pequena, sem muito luxo, algo em torno de 50 a 60 m²(2 quartos,sala, cozinha,banheiro). Gostaria de saber quanto você com sua experiência acha que eu preciso ter de $$$ pra poder começar, pretendo financiar terreno junto, este esta 45 mil (calculo uns 100mil terreno e construção), queria saber também se você pode informar todas as taxas com cartórios, planta, prefeitura, engenheiro, que teve de pagar até assinar contrato. E quanto devo ter também para 1ª fase( pelo que li acho que só o dos pedreiros, pois material posso usar cartão e tals né)
      Mais uma vez Parabéns e desde já Muito obrigado e desculpe pelo livro rsrsrs

      Alves SP

      Excluir
  6. olá vizinho!
    Estou de queixo caído com essa informação que os canos não precisam ser de cobre,e que a Tigre possui canos específicos para isso!Eu em outubro havia reformado minha casa em MG,e coloquei aquecedor na casa,usando tubos de cobre que são caríssimos,e em dezembro tive que vender pois saiu a remoção para o RJ!
    Ainda bem que descobri esse seu blog,que vai me ajudar muito na economia dessa minha nova construção!

    abração

    http://jackcarlosdt.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Jack, pois é, não é mais necessário você usar exclusivamente tubos de cobre. A Tigre e a Cardinali pelo que ví, possuem linhas de tubos para Água quente certificadas pelo INMETRO. Então pode usar sem problemas. Muito mais barato. Mas é aquilo, só o tempo vai dizer se foi uma boa escolha, espero que tenha sido..rs

      Abraço
      Geraldo.

      Excluir
  7. Anônimo12 agosto

    Fala Geraldo, blz?
    Escuta, qual o preço que você pagou para fazer as estacas? Essa escavação é demorada? E a laje, vc utilizou EPS (isopor) ou Cerâmica? Quero ver o valor só para eu ter uma base, estou fazendo uns orçamentos.

    Abraço, Anderson (PR)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Anderson,
      Eu fechei por empreita toda a minha obra então não tenho como mensurar exatamente o valor desta etapa. O que sei é que demorou uma semana para abrir as valas, brocas e sapatas. Se calcular em cima do valor da diaria de 1 pedreiro(120,00) e um ajudante (60,00) dá pra chega a alguma conclusão. As escavações para as brocas não foram feitas por maquina, foi tudo manual. A laje utilizei a cerâmica mesmo.

      Abraço
      Geraldo.

      Excluir
  8. Cara, a marca AMANCO não foi recomendada por seu encanador? Em todo caso, achei que o custo final ficou relativamente barato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Léo até foi também, mas o custo para Tigre aonde optamos pela compra valia mais a pena. Mas Amanco também foi recomendada sim.

      Abraço
      Geraldo.

      Excluir
  9. Anônimo13 agosto

    Geraldo, parabens! seu blog me ajudou muito, as perguntas são muito perspicais e voce acaba tirando nossas dúvidas,

    muito obrigado! Quando eu puder contribuir com informações ao blog farei com o maior prazer.

    João - Maringa-Pr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado João, fique a vontade pra nos mostrar suas experiencias assim que possível.

      Abraço
      Geraldo.

      Excluir
  10. Olá Geraldo,
    tem selinho lá no blog para vc!

    http://jackcarlosdt.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Tb tenho um selinho p/ vc no meu blog ,espero q goste!

    ResponderExcluir
  12. Anônimo24 agosto

    Primeiro quero dizer que seu blog é ótimo!! É bom encontrar alguém que explica as coisas sem partir do pressuposto que vc sabe alguma coisa!!! Vou construir em breve e estou meio apavorada com a quantidade de informações técnicas e burocráticas que eu não sei!!!! Socorro!!! Mas enfim, quanto custou a instalação do aquecimento solar? Parabéns pelo blog. Vc é o máximo. Abraço.
    Natali

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Natalia,
      Eu optei por comprar um aquecedor com um Boiler de 500litros 5m2 de placa ( Cada m2 de placa aquece 100litros de agua).

      Eu paguei em tudo R$ 4900,00.

      Abraço!
      GEraldo.

      Excluir
  13. Oi Geraldo o que aconteceu com as novas fotos? Estamos ansiosos para ver as novidades. Abraços. :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, hj darei uma atualizada aqui..rs

      Abraço
      Geraldo.

      Excluir
  14. AH, que rapido o serviço deles. Tomara que consiga um assim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa vai conseguir sim, pensando positivo tudo anda, "lei da atração" !

      Abraço
      Geraldo

      Excluir
    2. Verdade, desde que começamos esse projeto eu só penso positivo, e até agora tem dado certo!

      Excluir
    3. Pois é funciona mesmo.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como Financiar sua Construção pela Caixa Economica

[CEF] - Como cadastrar a Obra na Receita Federal (CEI)